domingo, 25 de abril de 2010

Gentileza - Marisa Monte

Engraçado como muitas vezes passei pelo local que esta neste video, O VIADUTO DO CAJU, no RIO DE JANEIRO, onde seus pilares são pichados com uns escritos peculiares, que continham palavras, como amor, gentileza, Senhor, Jesus, eu acreditava ser uma entre muitas pichações pelos viadutos cariocas... Sem saber da história do Profeta Gentileza. Olhando esse video e lendo a história me emocionei muito... Inclusive por não conhecer a história do meu caminho que fazia todos os dias para ir de casa ao trabalho...

"Cada um deixa sua marca, só o que não podemos é passar em vão, viver em vão... A única coisa que deixamos nessa vida, é a lembrança no coração das pessoas..."




Jose Dattrino - Profeta Gentileza

Ele foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas de um incendio em um circo, onde morreram 500 pessoas entre elas muitas crianças, no local do incêncio ele plantou flores e fez uma horta, confortou a todos com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente “Profeta Gentileza”.

A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.

Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza.

O apagamento das inscrições foi criticado e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.

José Datrino faleceu em 29 de Maio de 1996, aos 79 anos em Mirandópolis-SP.

Um comentário:

elinaiani santos disse...

o senhor gentileza teve uma ideia brilhante e muito bonita por conforta os familiares de vitimas do incendio e chamar a atencao daqueles que nem liga para se mesmo